sábado, 6 de julho de 2019

Quinhentismo - Aula teórica

Quinhentismo
O Quinhentismo iniciou-se em 1500, com a publicação da Carta, de Pero Vaz de Caminha, e terminou em 1601, com a publicação de Prosopopeia, de Bento Teixeira (início do Barroco brasileiro).
Quinhentismo é o conjunto das produções ocorridas no Brasil, durante o período das Grandes Navegações. Nesse período, não podemos falar em Literatura Brasileira, visto que os escritos não possuem intenções estéticas; entretanto, podemos falar em literatura sobre o Brasil. Dessa forma, dividimos as produções em catequéticas e informativas.

Contexto Histórico
• Renascimento
• Reforma/Contrarreforma
• Grandes navegações
• “Descobrimento” do Brasil
• Decadência econômica dos portugueses
• Período pré-colonial
• Extração do pau-brasil

Literatura informativa ou literatura de viajantes:
Essas produções tinham o objetivo de informar ao rei de Portugal características do Brasil; logo, as produções preocupavam-se em descrever a terra, a qual, para os portugueses, era paradisíaca. Esse interesse é econômico e visa ao enriquecimento dos portugueses.
Produções: cartas, relatos, documentos, relatórios de viajantes, administradores e missionários.

Obras mais importantes:

Carta, de Pero Vaz de Caminha, que relata o descobrimento da nova terra (1500).
Essa carta é o primeiro documento literário brasileiro, é uma carta descritiva, ufanista e nativista. Essa carta foi revisitada por grandes poetas em momentos diferentes, tais como Gonçalves Dias e José de Alencar, autores românticos, além de Oswald de Andrade, do modernismo.

Diário de Navegação, de Pero Lopes de Souza (1530).
Há ainda obras que descrevem a nova terra e seus habitantes, mostrando a perplexidade
diante da natureza e dos costumes dos índios.


Literatura Catequética
Produções de caráter pedagógico, com a intenção de catequizar os índios.
Padre José de Anchieta é o autor mais significativo dessa literatura, na qual percebemos a imposição dos costumes portugueses aos índios (aculturação).
A produção de Anchieta possui influência medieval (medida velha, teatro vicentino e concepção teocêntrica do mundo).

MAGALHÃES, Thereza Cochar. . Direção: Paulo Cezar Saraceni.Brasil: [s.n.], ,: a. Direção: Guel Arraes. Brasil: [s.n.], (88 min)... Brasil: [s.n.], 1971. (84 min). 1.4.5

Atividades
1. A Carta de PERO Vaz de Caminha integralmente:
<http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000283.pdf>. Acesso em: 10 out. 2016.

Caiu no ENEM
(Enem 2013)
TEXTO I
Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. […]. Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam.
CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L&PM, 1996. (fragmento).

TEXTO II

Pertencentes ao patrimônio cultural brasileiro, a carta de Pero Vaz de Caminha e a obra de Portinari
retratam a chegada dos portugueses ao Brasil. Da leitura dos textos, constata-se que
a) a carta de Pero Vaz de Caminha representa uma das primeiras manifestações artísticas dos portugueses em terras brasileiras e preocupa-se apenas com a estética literária.
b) a tela de Portinari retrata indígenas nus com corpos pintados, cuja grande significação é a afirmação da arte acadêmica brasileira e a contestação de uma linguagem moderna.
c) a carta, como testemunho histórico-político, mostra o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos.
d) as duas produções, embora usem linguagens diferentes — verbal e não verbal —, cumprem a mesma função social e artística.
e) a pintura e a carta de Caminha são manifestações de grupos étnicos diferentes, produzidas em um mesmo momentos históricos, retratando a colonização.
Comentário:
A Carta de Pero Vaz de Caminha revela a perspectiva otimista do colonizador (“Andavam todos tão
bem-dispostos, tão bem feitos e galantes”), enquanto a obra de Portinari revela a surpresa e a preocupação dos nativos, ao apontar para o horizonte. Assim, é correta a opção [C], pois a carta é testemunho histórico-político do encontro do colonizador com as novas terras, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos.

Atividades culturais
Filmes:
1. ANCHIETA, José do Brasil. Direção: Paulo Cezar Saraceni. Brasil: [s.n.], 1977. (140 min), drama.
2. CARAMURU: a Invenção do Brasil. Direção: Guel Arraes. Brasil: [s.n.], 2001. (88 min).
3. COMO Era Gostoso o Meu Francês. Direção: Nelson Pereira dos Santos. Brasil: [s.n.], 1971. (84 min).
Referências
AMARAL, Emília et al. Novas palavras. São Paulo: FTD, 2010.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atividade de interpretação de texto para o 1º ano 20/02/2020

Leia: Os diamantes Um casal de índios vivia, juntamente com sua tribo, à beira de um rio da região Centro-Oeste. Ele, um guerreiro pod...