Proposta de Redação
A partir da leitura dos textos motivadores e
com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um
texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua
portuguesa sobre o tema “Desafios para a
diminuição dos índices de evasão universitária no Brasil”, apresentando
proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
TEXTO
I
Evasão universitária no Brasil: causas e possíveis soluções
De acordo com o
último Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep em 2017, o número de
matrículas na Rede Federal – a maior rede pública em cursos de graduação do
Brasil – mais do que dobrou em 10 anos: cresceu mais de 103%. Enquanto isso, a
rede privada, que já tem três de cada quatro alunos de graduação no país,
voltou a crescer 3% após uma pequena queda em 2016.
Por
outro lado, a taxa de evasão universitária preocupa. Na rede pública, ela
permanece relativamente estável nos últimos anos, mas alta: em torno de 24%
para cursos presenciais e mais de 30% para ensino a distância, de acordo com
dados da pesquisa “Evasão no Ensino Superior Brasileiro”, feita pelo Instituto
Lobo em 2016.
Já nas instituições particulares, os números de desistência
vêm crescendo. Segundo o "Panorama do Ensino Superior Privado do
Brasil", realizado pela startup edtech, a evasão no setor privado aumentou
4% entre 2011 e 2016, indo de 19% do total de estudantes para 23%.
As
causas para os altos índices, seja na rede pública, seja na privada, são
várias: vontade de trocar de curso, falta de recursos e assistência,
incapacidade de conciliar o estudo com o trabalho, entre outros. Saiba mais
sobre a evasão universitária no Brasil, suas causas e possíveis soluções.
Falta de recursos e assistência
A
crise econômica no Brasil e a inadimplência são prováveis responsáveis pelo
crescimento da evasão universitária na rede privada, que detém 75% das
matrículas em cursos de graduação. Muitos alunos sem bolsa ou com bolsas parciais precisam trabalhar para se manter
em faculdades privadas, o que muitas vezes leva a desistências.
Mesmo
na rede pública, a falta de assistência estudantil também torna difícil para
estudantes de baixa renda familiar continuar a estudar. Já a falta de preparo
para receber alunos especiais dificulta a inclusão social no ensino superior e
pode levar à desistência desses estudantes.
No
caso do ensino a distância, que tem uma média de idade mais elevada do que a
modalidade presencial, a dificuldade de conciliar o estudo com o trabalho e a
família também são prováveis causadores da crescente evasão universitária. O
EaD não para de crescer no país, apresentando um aumento de cerca de 18% na sua
participação no total de ingressantes em cursos de graduação entre 2007 e 2012.
Ao mesmo tempo, é nessa modalidade que mais crescem as taxas de evasão, que, em
algumas instituições, chegam a mais de 50%, segundo o Censo EAD.BR 2017.
Universia
Brasil. Disponível em: <https://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2019/07/23/1165821/evasao-universitaria-brasil-causas-
possiveis-soluces.html>.
Acesso em: 13 ago. 2019. (Adaptado).
© Universia 2019.
TEXTO II
Quando nem bolsa integral basta para
sonho da faculdade: ‘Será que vou sobreviver?’
Dados
mais recentes do Ministério de Educação mostram que desde o início do ProUni
até o primeiro semestre de 2017, mais de 115 mil bolsistas deixaram a
universidade por evasão. Entre os estudantes negros, essa taxa retrata a
realidade de 63 mil alunos (pretos e pardos), ou
54%. Já entre os estudantes brancos, essa taxa representa
48 mil alunos, ou 41%. A proporção
de evasão é semelhante à divisão das vagas nas duas categorias – em 2018, dos
117 mil bolsistas, 71 mil eram pretos
e pardos (61%) e 43 mil, brancos (37%).
"A
dificuldade no acompanhamento de estudos e a financeira são alguns [motivos]
que podem resultar na evasão, como também a ideia do complexo de impostor, que
é o entendimento dessas dificuldades como algo individual e não fruto de uma
realidade social", explica Dyane Brito Reis, professora e pesquisadora de
Acesso e Permanência de Jovens das Comunidades Negras no Ensino Superior da
Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).
BBC.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-
49273096>. Acesso em: 13 ago. 2019.
(Adaptado). Copyright © 2019 BBC. A
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