quinta-feira, 4 de julho de 2019

Simulado 2 ENEM (Linguagens e códigos)

1.Folclore é o retrato da cultura de um povo. A dança popular e folclórica é uma forma de representar a cultura regional, pois retrata seus valores, crenças, trabalho e significados. Dançar a cultura de outras regiões é conhecê -la, é de alguma forma se apropriar dela, é enriquecer a própria cultura.
BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal da Dança. São Paulo: Ícone, 2007.
As manifestações folclóricas perpetuam uma tradição cultural, é obra de um povo que a cria, recria e a perpetua. Sob essa abordagem deixa -se de identificar como dança folclórica brasileira
a) o Bumba-meu-boi, que é uma dança teatral onde personagens contam uma história envolvendo crítica social, morte e ressurreição.
b) a Quadrilha das festas juninas, que associam festejos religiosos a celebrações de origens pagãs envolvendo as colheitas e a fogueira.
c) o Congado, que é uma representação de um reinado africano onde se homenageia santos através de música, cantos e dança.
d) o Balé, em que se utilizam músicos, bailarinos e vários outros profissionais para contar uma história em forma de espetáculo.
e) o Carnaval, em que o samba derivado do batuque africano é utilizado com o objetivo de contar ou recriar uma história nos desfiles.

2. Carnavália
Repique tocou
O surdo escutou
E o meu corasamborim
Cuíca gemeu, será que era meu, quando ela pas sou por mim?]
[…] ANTUNES, A.; BROWN, C.; MONTE, M. Tribalistas, 2002 (fragmento). 
No terceiro verso, o vocábulo “corasamborim”, que é a junção coração + samba + tamborim, refere -se, ao mesmo tempo, a elementos que compõem uma escola de samba e à situação emocional em que se encontra o autor da mensagem, com o coração no ritmo da percussão. Essa palavra corresponde a um(a)
a) estrangeirismo, uso de elementos linguísticos originados em outras línguas e representativos de outras culturas.
b) neologismo, criação de novos itens linguísticos, pelos mecanismos que o sistema da língua disponibiliza.
c) gíria, que compõe uma linguagem originada em determinado grupo social e que pode vir a se disseminar em uma comunidade mais ampla.
d) regionalismo, por ser palavra característica de determinada área geográfica.
e) termo técnico, dado que designa elemento de área específica de atividade.

3.
MONET, C. Mulher com sombrinha. 1875, 100×81cm. In: BECKETT, W. História da Pintura. São Paulo: Ática, 1997
Em busca de maior naturalismo em suas obras e fundamentando -se em novo conceito estético, Monet, Degas, Renoir e outros artistas passaram a explorar novas formas de composição artística, que resultaram no estilo denominado Impressionismo. Observadores atentos da natureza, esses artistas passaram a 
a) retratar, em suas obras, as cores que idealizavam de acordo com o reflexo da luz solar nos objetos. 
b) usar mais a cor preta, fazendo contornos nítidos, que melhor definiam as imagens e as cores do objeto representado. 
c) retratar paisagens em diferentes horas do dia, recriando, em suas telas, as imagens por eles idealizadas. 
d) usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá -las antes na paleta. 
e) usar as sombras em tons de cinza e preto e com efeitos esfumaçados, tal como eram realizadas no Renascimento.

4. O Chat e sua linguagem virtual
O significado da palavra chat vem do inglês e quer dizer “conversa”. Essa conversa acontece em tempo real, e, para isso, é necessário que duas ou mais pessoas estejam conectadas ao mesmo tempo, o que chamamos de comunicação síncrona. São muitos os sites que oferecem a opção de bate -papo na internet, basta escolher a sala que deseja “entrar”, identificar -se e iniciar a conversa. Geralmente, as salas são divididas por assuntos, como educação, cinema, esporte, música, sexo, entre outros. Para entrar, é necessário escolher um nick, uma espécie de apelido que identificará o participante durante a conversa. Algumas salas restringem a idade, mas não existe nenhum controle para verificar se a idade informada é realmente a idade de quem está acessando, facilitando que crianças e adolescentes acessem salas com conteúdos inadequados para sua faixa etária. AMARAL, S. F. Internet: novos valores e novos comportamentos. In: SILVA, E. T. (Coord.). 
A leitura nos oceanos da internet. São Paulo: Cortez, 2003 (adaptado). Segundo o texto, o chat proporciona a ocorrência de diálogos instantâneos com linguagem específica, uma vez que nesses ambientes interativos faz -se uso de protocolos diferenciados de interação. O chat, nessa perspectiva, cria uma nova forma de comunicação porque
a) possibilita que ocorra diálogo sem a exposição da identidade real dos indivíduos, que podem recorrer a apelidos fictícios sem comprometer o fluxo da comunicação em tempo real.
b) disponibiliza salas de bate -papo sobre diferentes assuntos com pessoas pré -selecionadas por meio de um sistema de busca monitorado e atualizado por autoridades no assunto.
c) seleciona previamente conteúdos adequados à faixa etária dos usuários que serão distribuídos nas faixas de idade organizadas pelo site que disponibiliza a ferramenta.
d) garante a gravação das conversas, o que possibilita que um diálogo permaneça aberto, independente da disposição de cada participante.
e) limita a quantidade de participantes conectados nas salas de bate -papo, a fim de garantir a qualidade e eficiência dos diálogos, evitando mal -entendidos.

5.
Texto I
Época. 12 out. 2009 (adaptado).


Texto II
CONEXÃO SEM FIO NO BRASIL 
Onde haverá cobertura de telefonia celular para baixar publicações para o Kindle

Época. 12 out. 2009

A capa da revista Época de 12 de outubro de 2009 traz um anúncio sobre o lançamento do livro digital no Brasil. Já o texto II traz informações referentes à abrangência de acessibilidade das tecnologias de comunicação e informação nas diferentes regiões do país. A partir da leitura dos dois textos, infere -se que o advento do livro digital no Brasil
a) possibilitará o acesso das diferentes regiões do país às informações antes restritas, uma vez que eliminará as distâncias, por meio da distribuição virtual.
b) criará a expectativa de viabilizar a democratização da leitura, porém, esbarra na insuficiência do acesso à internet por meio da telefonia celular, ainda deficiente no país.
c) fará com que os livros impressos tornem -se obsoletos, em razão da diminuição dos gastos com os produtos digitais gratuitamente distribuídos pela internet.
d) garantirá a democratização dos usos da tecnologia no país, levando em consideração as características de cada região no que se refere aos hábitos de leitura e acesso à informação.
e) impulsionará o crescimento da qualidade da leitura dos brasileiros, uma vez que as características do produto permitem que a leitura aconteça a despeito das adversidades geopolíticas.

6.
Texto I
Sob o olhar do Twitter Vivemos a era da exposição e do compartilhamento. Público e privado começam a se confundir. A ideia de privacidade vai mudar ou desaparecer. O trecho acima tem 140 caracteres exatos. É uma mensagem curta que tenta encapsular uma ideia complexa. b) criará a expectativa de viabilizar a democratização Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 63 Não é fácil esse tipo de síntese, mas dezenas de milhões de pessoas o praticam diariamente. No mundo todo, são disparados 2,4 trilhões de SMS por mês, e neles cabem 140 toques, ou pouco mais. Também é comum enviar e -mails, deixar recados no Orkut, falar com as pessoas pelo MSN, tagarelar no celular, receber chamados em qualquer parte, a qualquer hora. Estamos conectados. Superconectados, na verdade, de várias formas. [...] O mais recente exemplo de demanda por total conexão e de uma nova sintaxe social é o Twitter, o novo serviço de troca de mensagens pela internet. O Twitter pode ser entendido como uma mistura de blog e celular. As mensagens são de 140 toques, como os torpedos dos celulares, mas circulam pela internet, como os textos de blogs. Em vez de seguir para apenas uma pessoa, como no celular ou no MSN, a mensagem do Twitter vai para todos os “seguidores” — gente que acompanha o emissor. Podem ser 30, 300 ou 409 mil seguidores. MARTINS, I.; LEAL, R. Época. 16 mar. 2009 (fragmento adaptado).

Texto II
MARTINS, I.; LEAL, R. Época. 16 mar. 2009

Da comparação entre os textos, depreende -se que o texto II constitui um passo a passo para interferir no comportamento dos usuários, dirigindo -se diretamente aos leitores, e o texto I
a) adverte os leitores de que a internet pode transformar- -se em um problema porque expõe a vida dos usuários e, por isso, precisa ser investigada.
b) ensina aos leitores os procedimentos necessários para que as pessoas conheçam, em profundidade, os principais meios de comunicação da atualidade.
c) exemplifica e explica o novo serviço global de mensagens rápidas que desafia os hábitos de comunicação e reinventa o conceito de privacidade.
d) procura esclarecer os leitores a respeito dos perigos que o uso do Twitter pode representar nas relações de trabalho e também no plano pessoal.
e) apresenta uma enquete sobre as redes sociais mais usadas na atualidade e mostra que o Twitter é preferido entre a maioria dos internautas.

7. O dia em que o peixe saiu de graça Uma operação do Ibama para combater a pesca ilegal na divisa entre os Estados do Pará, Maranhão e Tocantins incinerou 110 quilômetros de redes usadas por pescadores durante o período em que os peixes se reproduzem. Embora tenha um impacto temporário na atividade econômica da região, a medida visa preservá -la a longo prazo, evitando o risco de extinção dos animais. Cerca de 15 toneladas de peixes foram apreendidas e doadas para instituições de caridade. Época. 23 mar. 2009 (adaptado). A notícia, do ponto de vista de seus elementos constitutivos, 
a) apresenta argumentos contrários à pesca ilegal.
b) tem um título que resume o conteúdo do texto. c
) informa sobre uma ação, a finalidade que a motivou e o resultado dessa ação.
d) dirige -se aos órgãos governamentais dos estados envolvidos na referida operação do Ibama.
e) introduz um fato com a finalidade de incentivar movimentos sociais em defesa do meio ambiente.

8. Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar -se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que frequentou o autodidata Machado de Assis. Disponível em: http://www.passeiweb.com. Acesso em: 1 maio 2009.
Considerando os seus conhecimentos sobre os gêneros textuais, o texto citado constitui -se de
a) fatos ficcionais, relacionados a outros de caráter realista, relativos à vida de um renomado escritor.
b) representações generalizadas acerca da vida de membros da sociedade por seus trabalhos e vida cotidiana.
c) explicações da vida de um renomado escritor, com estrutura argumentativa, destacando como tema seus principais feitos.
d) questões controversas e fatos diversos da vida de personalidade histórica, ressaltando sua intimidade familiar em detrimento de seus feitos públicos.
e) apresentação da vida de uma personalidade, organizada sobretudo pela ordem tipológica da narração, com um estilo marcado por linguagem objetiva.

9. A Herança Cultural da Inquisição
A Inquisição gerou uma série de comportamentos humanos defensivos na população da época, especialmente por ter perdurado na Espanha e em Portugal durante quase 300 anos, ou no mínimo quinze gerações. Embora a Inquisição tenha terminado há mais de um século, a pergunta que fiz a vários sociólogos, historiadores e psicólogos era se alguns desses comportamentos culturais não poderiam ter -se perpetuado entre nós. Na maioria, as respostas foram negativas, ou seja, embora alterasse sem dúvida o comportamento da época, nenhum comportamento permanece tanto tempo depois, sem reforço ou estímulo continuado. Não sou psicólogo nem sociólogo para discordar, mas tenho a impressão de que existem alguns comportamentos estranhos na sociedade brasileira, e que fazem sentido se você os considerar resquícios da era da Inquisição. […] KANITZ, S. A. A Herança Cultural da Inquisição. In: Revista Veja. Ano 38, nº 5, 2 fev. 2005 (fragmento).
Considerando -se o posicionamento do autor do fragmento a respeito de comportamentos humanos, o texto
 a) enfatiza a herança da Inquisição em comportamentos culturais observados em Portugal e na Espanha.
b) contesta sociólogos, psicólogos e historiadores sobre a manutenção de comportamentos gerados pela Inquisição.
c) contrapõe argumentos de historiadores e sociólogos a respeito de comportamentos culturais inquisidores.
d) relativiza comportamentos originados na Inquisição e observados na sociedade brasileira.
e) questiona a existência de comportamentos culturais brasileiros marcados pela herança da Inquisição.

10. Resta saber o que ficou das línguas indígenas no português do Brasil. Serafim da Silva Neto afirma: “No português brasileiro não há, positivamente, influência das línguas africanas ou ameríndias”. Todavia, é difícil de aceitar que um longo período de bilinguismo de dois séculos não deixasse marcas no português do Brasil. ELIA, S. Fundamentos Histórico -Linguísticos do Português do Brasil. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003 (adaptado).
No final do século XVIII, no norte do Egito, foi descoberta a Pedra de Roseta, que continha um texto escrito em egípcio antigo, uma versão desse texto chamada “demótico”, e o mesmo texto escrito em grego. Até então, a antiga escrita egípcia não estava decifrada. O inglês Thomas Young estudou o objeto e fez algumas descobertas como, por exemplo, a direção em que a leitura deveria ser feita. Mais tarde, o francês Jean -François Champollion voltou a estudá -la e conseguiu decifrar a antiga escrita egípcia a partir do grego, provando que, na verdade, o grego era a língua original do texto e que o egípcio era uma tradução.
Com base na leitura dos textos conclui -se, sobre as línguas, que
a) cada língua é única e intraduzível.
b) elementos de uma língua são preservados, ainda que não haja mais falantes dessa língua.
c) a língua escrita de determinado grupo desaparece quando a sociedade que a produzia é extinta.
 d) o egípcio antigo e o grego apresentam a mesma estrutura gramatical, assim como as línguas indígenas brasileiras e o português do Brasil.
e) o egípcio e o grego apresentavam letras e palavras similares, o que possibilitou a comparação linguística, o mesmo que aconteceu com as línguas indígenas brasileiras e o português do Brasil.




Gabarito

1. D
As danças folclóricas são representações da cultura regional de um povo, como o bumba meu boi, as quadrilhas, o congado e o Carnaval, que são danças tradicionais praticadas no Brasil. O balé, por sua vez, não está restrito a nenhuma cultura local; portanto, não é uma dança folclórica. Além disso, esse estilo de dança não é brasileiro: ele foi criado na Itália renascentista.

2. B
A palavra corasamborim, criada pelo mecanismo de composição por aglutinação, corresponde a um neologismo, pois é um vocábulo novo, que não está presente no léxico da língua portuguesa.

3.  D
Uma das características inovadoras do movimento impressionista foi o abandono dos temas nobres e do retrato fiel da realidad) usar pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas de. Para conseguir tais efeitos, os artistas utilizavam técnicas de pinceladas soltas, caracterizando como elementos principais da obra a luz e o movimento. As cores não eram idealizadas, como tratado na alternativa a; as telas eram pintadas ao ar livre, para buscar maior proximidade das cores naturais, e não apenas o reflexo da luz solar.

4. A
O chat cria uma nova forma de comunicação porque, em relações convencionais de comunicação, há identificação dos interlocutores e troca de turno, ou seja, os tempos de fala podem ser cedidos a um ou a outro falante. Com o chat, essa identificação é substituída pelos nicks (apelidos), que dispensam qualquer compromisso com a veracidade, e o momento de fala ocorre concomitantemente, não prejudicando, dessa forma, o fluxo da comunicação.

5.  B
O texto I cria a expectativa de democratização da leitura, pois, com o Kindle, o leitor obteria mais facilmente inúmeras obras e gozaria da praticidade de poder carregá -las para qualquer lugar sem nenhum transtorno. No entanto, o texto II frustra essa expectativa ao mostrar, no mapa do Brasil, as poucas regiões em que haverá cobertura da telefonia celular para baixar publicações para o Kindle. Desse modo, pela comparação dos textos, é perceptível que, mesmo que haja uma tentativa de democratizar a leitura, a tecnologia do país ainda é deficiente, pois não consegue atender, de maneira competente, a todas as regiões do Brasil.

6. C
O texto I exemplifica serviços globais de mensagens rápidas (SMS, e -mails, Orkut, MSN, celular) com o intuito de explicar o novo serviço: o Twitter, conceituado como “uma mistura de blog e celular”. Afirma que, por vivermos em uma “era da exposição e do compartilhamento”, o público e privado se confundem, sendo necessária uma redefinição do que é privacidade.

7. C
Os elementos constitutivos da notícia têm por finalidade construir um texto claro, conciso e objetivo para a vinculação da informação. No caso do texto em questão, o recurso utilizado foi informar sobre: • uma ação: o Ibama “incinerou 110 quilômetros de redes usadas por pescadores durante o período em que os peixes se reproduzem”; • a finalidade que motivou a ação: preservar a economia da região a longo prazo e evitar “o risco de extinção dos animais”; • o resultado da ação: “Cerca de 15 toneladas de peixes foram apreendidas e doadas para instituições de caridade”.

8. E
O texto apresenta informações com uma linguagem bastante objetiva, dando ênfase à biografia de Machado de Assis, e não à opinião ou à visão particular do enunciador. Essa apresentação é feita sobre a ordem tipológica da narração, porque apresenta fatos sequenciais da vida de Machado de Assis. A palavra sobretudo é fundamental no item, pois deixa claro que outras tipologias constroem esse texto, sendo a narração a que mais se destaca.

9. B
A alternativa b é a que mais se aproxima da resposta correta, embora não esteja totalmente certa. O autor do texto acredita que alguns dos comportamentos presentes na sociedade brasileira atual podem ter sido gerados no período da Inquisição (algo que ele sugere, pois está baseado em uma impressão — ou seja, sua opinião não se baseia em argumentos). Nesse sentido, ele parece discordar do posicionamento defendido por historiadores, sociólogos e psicólogos, o que não chega a ser uma contestação explícita, como indica a alternativa.

10. B
O primeiro texto, ao questionar “Resta saber o que ficou das línguas indígenas no português do Brasil”, leva a entender que elementos de uma língua podem ser preservados, mesmo que não haja mais falantes dela. No segundo texto, a preservação dos elementos do egípcio antigo escrito em demótico evidencia que os elementos de uma língua podem ser preservados, mesmo não havendo mais falantes dessa língua. Duas ressalvas devem ser feitas: na alternativa a, não podemos deixar de afirmar que cada língua é, sim, intraduzível em sua essência (pois cada língua tem sua visão de mundo particular). Faltou esclarecer que o sentido da palavra traduzir é meramente técnico: traduzir como ação dos profissionais da área de língua estrangeira; na alternativa b, resposta mais aceita, é preciso adicionar um modal: “os elementos de uma língua podem ser preservados”.

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