BESSINHA. Disponível em: http://pattindica.files.wordpress. com/2009/08/bessinha458904 -jpg -image_1245119001858.jpeg (adaptado).
As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá -la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral informal usada entre avô e neto neste texto é
a) a opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”.
b) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”.
c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal “está”.
d) o uso da contração “desse” em lugar da expressão “de esse”.
e) a utilização do pronome “que” em início de frase exclamativa.
2. A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.
DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Predomina no texto a função da linguagem
a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia.
b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação.
c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem.
d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor.
e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.
3. Câncer 21/06 a 21/07 O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modo de agir. O corpo indicará onde você falha — se anda engolindo sapos, a área gástrica se ressentirá. O que ficou guardado virá à tona para ser transformado, pois este novo ciclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará de energia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre os irmãos trava. Lembre -se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajuda também na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e ter calma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olhar além das questões materiais — sua confiança virá da intimidade com os assuntos da alma.
Revista Cláudia. Nº 7, ano 48, jul. 2009.
O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, sua função social específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comum relacionam -se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise dos elementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é
a) vender um produto anunciado.
b) informar sobre astronomia.
c) ensinar os cuidados com a saúde.
d) expor a opinião de leitores em um jornal.
e) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.
4. S.O.S Português Por que pronunciamos muitas palavras de um jeito diferente da escrita? Pode -se refletir sobre esse aspecto da língua com base em duas perspectivas. Na primeira delas, fala e escrita são dicotômicas, o que restringe o ensino da língua ao código. Daí vem o entendimento de que a escrita é mais complexa que a fala, e seu ensino restringe -se ao conhecimento das regras gramaticais, sem a preocupação com situações de uso. Outra abordagem permite encarar as diferenças como um produto distinto de duas modalidades da língua: a oral e a escrita. A questão é que nem sempre nos damos conta disso.
S.O.S Português. Nova Escola. São Paulo: Abril, Ano XXV, nº 231, abr. 2010 (fragmento adaptado).
O assunto tratado no fragmento é relativo à língua portuguesa e foi publicado em uma revista destinada a professores. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam -se as marcas linguísticas próprias do uso
a) regional, pela presença de léxico de determinada região do Brasil.
b) literário, pela conformidade com as normas da gramática.
c) técnico, por meio de expressões próprias de textos científicos.
d) coloquial, por meio do registro de informalidade.
e) oral, por meio do uso de expressões típicas da oralidade.
5. MOSTRE QUE SUA MEMÓRIA É MELHOR DO QUE A DE COMPUTADOR E GUARDE ESTA CONDIÇÃO: 12X SEM JUROS.
Campanha publicitária de loja de eletroeletrônicos. Revista Época, Nº 424, 03 jul. 2006.
Ao circularem socialmente, os textos realizam -se como práticas de linguagem, assumindo configurações específicas, formais e de conteúdo. Considerando o contexto em que circula o texto publicitário, seu objetivo básico é
a) influenciar o comportamento do leitor, por meio de apelos que visam à adesão ao consumo.
b) definir regras de comportamento social pautadas no combate ao consumismo exagerado.
c) defender a importância do conhecimento de informática pela população de baixo poder aquisitivo.
d) facilitar o uso de equipamentos de informática pelas classes sociais economicamente desfavorecidas.
e) questionar o fato de o homem ser mais inteligente que a máquina, mesmo a mais moderna.
6. Testes Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet. O nome do teste era tentador: “O que Freud diria de você”. Uau. Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte: “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os 12 anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento”. Perfeito! Foi exatamente o que aconteceu comigo. Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise, e ele acertou na mosca. Estava com tempo sobrando, e curiosidade é algo que não me falta, então resolvi voltar ao teste e responder tudo diferente do que havia respondido antes. Marquei umas alternativas esdrúxulas, que nada tinham a ver com minha personalidade. E fui conferir o resultado, que dizia o seguinte: “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os 12 anos, depois disso você buscou conhecimento intelectual para seu amadurecimento”. MEDEIROS, M. Doidas e santas. Porto Alegre, 2008 (adaptado).
Quanto às influências que a internet pode exercer sobre os usuários, a autora expressa uma reação irônica no trecho:
a) “Marquei umas alternativas esdrúxulas, que nada tinham a ver”.
b) “Os acontecimentos da sua infância a marcaram até os doze anos”.
c) “Dia desses resolvi fazer um teste proposto por um site da internet”.
d) “Respondi a todas as perguntas e o resultado foi o seguinte”.
e) “Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise”.
7. Na busca constante pela sua evolução, o ser humano vem alternando a sua maneira de pensar, de sentir e de criar. Nas últimas décadas do século XVIII e no início do século XIX, os artistas criaram obras em que predominam o equilíbrio e a simetria de formas e cores, imprimindo um estilo caracterizado pela imagem da respeitabilidade, da sobriedade, do concreto e do civismo. Esses artistas misturaram o passado ao presente, retratando os persoe) “Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta nagens da nobreza e da burguesia, além de cenas míticas e histórias cheias de vigor. RAZOUK, J. J. (Org.). Histórias reais e belas nas telas. Posigraf: 2003. Atualmente, os artistas apropriam -se de desenhos, charges, grafismo e até de ilustrações de livros para compor obras em que se misturam personagens de diferentes épocas, como na seguinte imagem:
a)Romero Brito. “Gisele e Tom” |
b)Andy Warhol. “Michael Jackson” |
c)Funny Filez. “Monabean”. |
d)Andy Warhol. “Marlyn Monroe”. |
e)Pablo Picasso. “Retrato de Jaqueline Roque com as Mãos Cruzadas”. |
8. Transtorno do comer compulsivo O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, nos últimos anos, como uma síndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos, porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho de peso com os métodos compensatórios. Os episódios vêm acompanhados de uma sensação de falta de controle sobre o ato de comer, sentimentos de culpa e de vergonha. Muitas pessoas com essa síndrome são obesas, apresentando uma história de variação de peso, pois a comida é usada para lidar com problemas psicológicos. O transtorno do comer compulsivo é encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais frequentemente acometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% das pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadoras de transtorno do comer compulsivo.
Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br. Acesso em: 1 maio 2009 (adaptado).
Considerando as ideias desenvolvidas pelo autor, conclui -se que o texto tem a finalidade de
a) descrever e fornecer orientações sobre a síndrome da compulsão alimentícia.
b) narrar a vida das pessoas que têm o transtorno do comer compulsivo.
c) aconselhar as pessoas obesas a perder peso com métodos simples.
d) expor de forma geral o transtorno compulsivo por alimentação.
e) encaminhar as pessoas para a mudança de hábitos alimentícios.
9. A gentileza é algo difícil de ser ensinado e vai muito além da palavra educação. Ela é difícil de ser encontrad) expor de forma geral o transtorno compulsivo por da, mas fácil de ser identificada, e acompanha pessoas generosas e desprendidas, que se interessam em contribuir para o bem do outro e da sociedade. É uma atitude desobrigada, que se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas. SIMURRO, S. A. B. Ser gentil é ser saudável.
Disponível em: http://www.abqv.org.br. Acesso em: 22 jun. 2006 (adaptado).
No texto, menciona -se que a gentileza extrapola as regras de boa educação. A argumentação construída:
a) apresenta fatos que estabelecem entre si relações de causa e de consequência.
b) descreve condições para a ocorrência de atitudes educadas.
c) indica a finalidade pela qual a gentileza pode ser praticada.
d) enumera fatos sucessivos em uma relação temporal.
e) mostra oposição e acrescenta ideias.
10.
Disponível em: http://algarveturistico.com/wp-content/ uploads/2009/04/ptm -ginastica -ritmica -01.jpg. Acesso em: 01 set. 2010.
O desenvolvimento das capacidades físicas (qualidades motoras passíveis de treinamento) ajuda na tomada de decisões em relação à melhor execução do movimento. A capacidade física predominante no movimento representado na imagem é
a) a velocidade, que permite ao músculo executar uma sucessão rápida de gestos em movimentação de intensidade máxima.
b) a resistência, que admite a realização de movimentos durante considerável período de tempo, sem perda da qualidade da execução.
c) a flexibilidade, que permite a amplitude máxima de um movimento, em uma ou mais articulações, sem causar lesões.
d) a agilidade, que possibilita a execução de movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção.
e) o equilíbrio, que permite a realização dos mais variados movimentos, com o objetivo de sustentar o corpo sobre uma base.
Gabarito
1. C
O uso da linguagem oral informal permite algumas reduções consideradas incorretas pela norma -padrão, como é o caso da palavra tá, redução do verbo está. Essa redução é uma marca linguística significativa do coloquialismo.
2. E
A função da linguagem predominante no texto é a referencial, uma vez que o objetivo do texto é informar e explicar ao leitor o que é biosfera e de que se compõe, além de explicar a função de um ecossistema. Essa função de linguagem preocupa -se, na esfera da comunicação, com o referente, que representa, na mensagem, o assunto abordado. Evitam -se, ao máximo, interferências pessoais ou valoração de ideias particulares; por isso, essa função é comumente encontrada em alguns textos jornalísticos, didáticos e científicos.
3. E
Em textos midiáticos, como jornais e revistas, é muito comum a presença de textos astrológicos. Esse tipo de texto, escrito sob a tipologia injuntiva, apresenta conselhos sobre questões da vida cotidiana do homem, tais como amor, família, saúde, trabalho.
4. C
O texto em referência é destinado a um público específico (professores de Língua Portuguesa), fato que justifica marcas linguísticas próprias da área desses profissionais (termos técnicos), tais como: código, regras gramaticais, modalidades da língua: a oral e a escrita.
5. A
Como toda propaganda, o texto utiliza função apelativa (ou conativa) da linguagem, o que fica claro com a presença dos verbos no imperativo: “mostre” e “guarde”. A função apelativa, centrada no destinatário, tem como objetivo atrair e persuadir o receptor (leitor), interferindo em seu comportamento e modificando -o. Nesse caso, por se tratar de uma propaganda de loja de eletroeletrônicos destinada a um público consumidor, o apelo da propaganda visa à adesão ao consumo desse produto.
6. E
A autora expressa uma reação irônica no trecho “Fiquei radiante: eu havia realizado uma consulta paranormal com o pai da psicanálise”, pois não é possível, pelo menos tecnicamente, realizar consulta psicológica ou análise psiquiátrica tão detalhada, menos ainda paranormal, respondendo a testes encontrados na internet, os quais são geralmente simplificados e generalizados e não apresentam qualquer tipo de compromisso científico ou profissional. Essa ironia torna -se mais acentuada ao sugerir que o atendimento foi feito pelo próprio Freud, referido no trecho como o pai da psicanálise.
7. C
A imagem que mistura personagens de diferentes épocas é a Monabean. Nessa imagem, o rosto do personagem cômico Mr. Bean (desempenhado pelo ator Rowan Atkinson, na década de 1990) substitui o rosto de Mona Lisa no quadro renascentista de Leonardo da Vinci.
8. D
O texto expõe, de maneira geral, informações sobre o transtorno do comer compulsivo. Embora informe que muitas pessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso sejam portadoras desse transtorno, o texto não faz nenhuma referência à orientação quanto ao tratamento ou à profilaxia da doença, nem expõe qualquer exemplo individual desse transtorno.
9. E
O texto apresenta uma oposição entre gentileza e educação, assegurando que esta é mais fácil de ser ensinada do que aquela. Após essa oposição, há o acréscimo de ideias em relação à gentileza: “difícil de ser encontrada, mas fácil de ser identificada”; “acompanha pessoas generosas e desprendidas”; “é uma atitude desobrigada”; “se manifesta nas situações cotidianas e das maneiras mais prosaicas”.
10. C
Antes de iniciar uma atividade física que exija grandes esforços, é aconselhável fazer o alongamento muscular. Como a imagem mostra uma atleta da ginástica rítmica, acreditamos que o exercício de alongamento muscular mostrado busque a “amplitude máxima” do movimento a ser executado, caracterizado na alternativa c.
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