sexta-feira, 12 de julho de 2019

Morfologia (Verbos e Regência verbal) - Aula teórica


Verbos e regência verbal




















Esse texto retirado da prova do ENEM de 2013, tem o intuito de avaliar a compreensão entre o texto verbal e não verbal. O cartaz aborda a questão do aquecimento global. No entanto, a estrutura adotada no texto verbal retoma a conjugação verbal do verbo derreter, ou seja, referindo-se às AÇÕES dos
seres humanos, em relação ao meio ambiente. É a partir desse conceito, que iniciaremos os
estudos sobre Verbos.

Ao observar o texto, você identificou aspectos fundamentais para compreender o conceito de verbo: “é a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno natural e outros processos, flexionando-se em pessoa, número, modo, tempo e voz.” (FARACO; MOURA, 1998, p. 324).



 Modos verbais



Formas nominais



Nos Vestibulares...
Analise esta questão do vestibular da VUNESP (2014). A partir do texto de José Lins do Rego (1901-1957), foi pedido ao candidato, na questão 2, para que identificasse qual tempo verbal era  predominante no texto. Isso é importante em uma narrativa, para que o leitor percorra o caminho da leitura de forma clara e segura.

Água-Mãe
Jogava com toda a alma, não podia compreender como um jogador se encostava, não se entusiasmava
com a bola nos pés. Atirava-se, não temia a violência e com a sua agilidade espantosa, fugia das entradas, dos pontapés. Quando aquele back1, num jogo de subúrbio, atirou-se contra ele, recuou para derrubá-lo, e com tamanha sorte que o bruto se estendeu no chão, como um fardo. E foi assim crescendo a sua fama. Aos poucos se foi adaptando ao novo Joca que se formara nos campos do Rio. Dormia no clube, mas a sua vida era cada vez mais agitada.
Onde quer que estivesse, era reconhecido e aplaudido. Os garçons não queriam cobrar as despesas que ele fazia e até mesmo nos ônibus, quando ia descer, o motorista lhe dizia sempre: — Joca, você aqui não paga. [...] (Água-Mãe, 1974.)
Questão 2: No primeiro parágrafo, predominam verbos empregados no
(A) pretérito perfeito do modo indicativo.
(B) pretérito imperfeito do modo indicativo.
(C) presente do modo indicativo.
(D) presente do modo subjuntivo.
(E) pretérito mais-que-perfeito do modo indicativo.
Resposta: B
Você identificou a resposta adequada? Sabe explicar por que esse tempo verbal foi utilizado?

Fique Atento:
- derivados de TER e PÔR: Eu mantive minha palavra. / O policial deteve o suspeito. / Se o fiscal retiver a prova. / Os conflitos serão resolvidos, se nós impusermos nossa decisão.

- VER X VIER: Quando você vir (VER) nosso amigo, ajude-o.
Quando você vier (VIER) à escola, será bem recebido.

- verbos de particípio irregular: havia dito / escrito / feito / posto / aberto

- verbos abundantes: SER e ESTAR = O convite foi aceito pelo professor.

TER e HAVER = O professor havia aceitado o convite.

* Com os verbos GANHAR, GASTAR e PAGAR: Utiliza-se a forma irregular: ganho, gasto
e pago.

Regência Verbal
Você já fez esta pergunta para alguém: Fulano(a), quer namorar comigo?
Ou já usou a expressão: Assisti o jogo no Itaquera...
Sabia que essas formas de usar o verbo e complementos mudam o sentido da frase? Pois é...
Você estava no estádio prestando assistência?

A regência verbal é a maneira de o verbo relacionar-se com seus complementos, podendo até, conforme sua regência, sofrer alteração de sentido. Para estudar este conteúdo, é importante que você relembre a transitividade verbal (VTD – verbo transitivo direto; VTI – verbo transitivo indireto; VTDI – verbo transitivo direto e indireto; VL – verbo de ligação).

Como são muitos verbos, é difícil saber a regência de todos eles, por isso fica a dica: sempre consulte um bom dicionário para verificar o sentido que você quer dar à palavra. Mas seguem alguns exemplos:
Resultado de imagem para lista de regência verbal
Para estudar mais:
DICIONÁRIOS:
HOUAISS, Antonio; VILLAR, Mauro de S. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa: elaborado no Instituto Antonio Houaiss de Lexicografia e Banco de
Dados da Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
LUFT, Celso P. Dicionário prático de regência verbal. São Paulo: Ática, 2008. SITES:
<http://michaelis.uol.com.br/moderno/portugues/>. Acesso em: 7 jan. 2016.
<http://www.pucrs.br/manualred/regverbal.php>. Acesso em: 7 jan. 2016.


Questões

1. (PUC-RS) Alguns demonstram verdadeira aversão ______ exames, porque nunca se empenharam o suficiente ____ utilização do tempo ____ dispunham para o estudo.
a) com, pela, de que. b) por, com, que. c) e, na, que. d) com, na, que. e) a, na, de que.

2. (UNICAMP - Adaptada) “Gentil de Araújo, motorista do caminhão que parou o avião na Marginal
do Rio Tietê, há 20 anos trabalha nas estradas do país dirigindo caminhões para transportadoras. “A
gente vê de tudo. Já vi um barco cair de uma carreta e amassar um Fusca. Só faltava ter visto um avião
bater em meu caminhão”.
a) parou o avião na marginal
b) dirigindo caminhões
c) a gente vê de tudo
d) amassar um fusca
e) cair de uma carreta

3. (FGV – SP) Leia o texto: “O Programa Mulheres está mudando. Novo cenário, novos apresentadores, muito charme, mais informação, moda, comportamento e prestação de serviços. Assista a revista eletrônica feminina que é a referência no gênero na TV”.
O verbo assistir, empregado em linguagem coloquial, está em desacordo com a norma gramatical.
a) Reescreva o último período de acordo com a norma.
b) Justifique a correção.

GABARITO: 1.E, 2.C, 3. a) Assista à revista. b) o verbo assistir rege preposição a.








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