1º exercício de oração subordinada adjetiva – PUC – SP – Considere a palavra destacada neste período:
“E há poetas míopes que pensam que é o arrebol.”
Ela introduz, respectivamente, orações:
a) subordinada substantiva completiva nominal e subordinada substantiva objetiva direta
b) subordinada substantiva objetiva direta e subordinada substantiva predicativa
c) subordinada adjetiva restritiva e subordinada adjetiva explicativa
d) subordinada substantiva predicativa e subordinada substantiva objetiva direta
e) subordinada adjetiva restritiva e subordinada substantiva objetiva direta
2º exercício de oração subordinada adjetiva – UNESP (2017) – Leia o trecho extraído do artigo “Cosmologia, 100”, de Antonio Augusto Passos Videira e Cássio Leite Vieira, para responder à questão.
“Vou conduzir o leitor por uma estrada que eu mesmo percorri, árdua e sinuosa.” A frase – que tem algo da essência do hoje clássico A estrada não percorrida (1916), do poeta norte-americano Robert Frost (1874-1963) – está em um artigo científico publicado há cem anos, cujo teor constitui um marco histórico da civilização.
Pela primeira vez, cerca de 50 mil anos depois de o Homo sapiens deixar uma mão com tinta estampada em uma pedra, a humanidade era capaz de descrever matematicamente a maior estrutura conhecida: o Universo. A façanha intelectual levava as digitais de Albert Einstein (1879-1955).
Ao terminar aquele artigo de 1917, o físico de origem alemã escreveu a um colega dizendo que o que produzira o habilitaria a ser “internado em um hospício”. Mais tarde, referiu-se ao arcabouço teórico que havia construído como um “castelo alto no ar”.
O Universo que saltou dos cálculos de Einstein tinha três características básicas: era finito, sem fronteiras e estático – o derradeiro traço alimentaria debates e traria arrependimento a Einstein nas décadas seguintes.
Em “O Universo que saltou dos cálculos de Einstein tinha três características básicas […]”
(4° parágrafo), a oração destacada encerra sentido de:
a) consequência
b) explicação
c) causa
d) restrição
e) conclusão
3º exercício de oração subordinada adjetiva – ITA (2002) – Tem gente que junta os trapos, outros juntam os pedaços.
O QUE, empregado como conectivo, introduz uma oração:
a) substantiva
b) adverbial causal
c) adverbial consecutiva
d) adjetiva explicativa
e) adjetiva restritiva
4º exercício de oração subordinada adjetiva – UFPA – Há no período uma oração subordinada adjetiva:
a) Ele falou que compraria a casa
b) Não fale alto, que ela pode ouvir
c) Vamos embora, que o dia está amanhecendo
d) Em time que ganha não se mexe
e) Parece que a prova não está difícil
5º exercício de oração subordinada adjetiva – Eear (2017) – Leia:
I. Todos os brasileiros que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira devem gastar longas horas de estudo e dedicação
II. Todos os brasileiros, que desejam ingressar na Força Aérea Brasileira, devem gastar longas horas de estudo e dedicação
Marque a alternativa correta.
a) A frase I possibilita a conclusão de que todos os brasileiros, indiscriminadamente, desejam ingressar na Força Aérea Brasileira
b) As frases I e II estão em desconformidade com as normas gramaticais vigentes em relação às Orações Subordinadas Adjetivas
c) A frase I, por conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, não apresenta vírgulas. Esse fato está em conformidade com as normas gramaticais vigentes
d) A frase II, por conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, apresenta vírgulas. Esse fato está em conformidade com as normas gramaticais vigentes
6º exercício de oração subordinada adjetiva – Puc – SP
“João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento,
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou pra tia,
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
que não tinha entrado na história”.
Carlos Drummond de Andrade
A primeira parte do poema (versos de 1 a 3) é marcada, sintaticamente, pela presença de orações ____________, cujos termos introdutórios atuam como _______________.
a) subordinadas adjetivas restritivas – conectivos – sujeitos.
b) coordenadas sindéticas explicativas – simples conectivos.
c) subordinadas adverbiais comparativas – simples conectivos.
d) subordinadas adjetivas explicativas – conectivos – sujeitos.
e) coordenadas sindéticas aditivas – simples conectivos.
b) coordenadas sindéticas explicativas – simples conectivos.
c) subordinadas adverbiais comparativas – simples conectivos.
d) subordinadas adjetivas explicativas – conectivos – sujeitos.
e) coordenadas sindéticas aditivas – simples conectivos.
Gabarito
- Exercício resolvido da 1ª questão: e) subordinada adjetiva restritiva e subordinada substantiva objetiva direta
- Exercício resolvido da 2ª questão: d) restrição
- Exercício resolvido 3ª questão: e) adjetiva restritiva
- Exercício resolvido 4ª questão: d) em time que ganha não se mexe
- Exercício resolvido 5ª questão: c) a frase I, por conter Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, não apresenta vírgulas. Esse fato está em conformidade com as normas gramaticais vigentes
- Exercício resolvido 6ª questão: a) subordinadas adjetivas restritivas – conectivos – sujeitos
Nenhum comentário:
Postar um comentário