quarta-feira, 9 de maio de 2018

Literatura medieval: Trovadorismo e Humanismos (questões com gabarito)

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  1. Nas cantigas de amor,
a)  O trovador expressa um amor à mulher amada, encarando-a como um objeto acessível a seus anseios.
b)  O trovador velada ou abertamente ironiza personagens da época.
c)   O “eu-lírico” é feminino, expressando a saudade da ausência do amado.
d)  O poeta pratica a vassalagem amorosa, pois, em postura platônica,expressa seu amor à mulher amada.
e)  Existe a expressão de um sentimento feminino, apesar de serem escritas por homens.
2. Assinale a alternativa incorreta
a) Na cantiga de amigo, o “eu-lírico” feminino lamenta a ausência do amigo distante;
b) Na cantiga de escárnio, a sátira é feita indiretamente e usam-se a ironia e as ambigüidades;
c) Na cantiga de maldizer, o erotismo pode estar presente;
d) Na cantiga de amor, o apelo erótico é purificado e ocorre a idealização do amor;
e) Na cantiga de amigo, usa-se o refrão, mas não existe paralelismo.
3.(Fuvest-SP) Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico.
b) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal.
c) Escreveu a novela trovadoresca Amadis de Gaula.
d) Só escreveu peças em português.
e) Representa o melhor do teatro clássico português.
4. (UNIP) Seu teatro caracteriza-se, antes de tudo, por ser primitivo, rudimentar e popular, muito embora tenha surgido e se tenha desenvolvido no ambiente da Corte, para servir de entretenimento nos animados serões oferecidos pelo Rei. Entre suas obras destacam-se Monólogo do Vaqueiro, Floresta de enganos, O velho da horta, Quem tem farelos? Trata-se de:
a) Martins Pena
b) José de Alencar
c) Gil Vicente
d) Artur de Azevedo
e) Sá de Miranda
5. O Cancioneiro Geral não contém:
a) Composições com motes e glosas.
b) Cantigas e esparsas.
c) Trovas e vilancetes.
d) Composições na medida velha.
e) Sonetos e canções.
6. (FUVEST) Aponte a alternativa correta em relação a Gil Vicente:
a) Compôs peças de caráter sacro e satírico.
b) Introduziu a lírica trovadoresca em Portugal.
c) Escreveu a novela Amadis de Gaula.
d) Só escreveu peças e português.
e) Representa o melhor do teatro clássico português.
7. (FUVEST-SP) Caracteriza o teatro de Gil Vicente:
a) A revolta contra o cristianismo.
b) A obra escrita em prosa.
c) A elaboração requintada dos quadros e cenários apresentados.
d) A preocupação com o homem e com a religião.
e) A busca de conceitos universais.
8. (UFMG) Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:
a) o Trovadorismo corresponde ao Renascimento.
b) o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista.
c) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo.
d) o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais.
e) tanto o Trovadorismo como Humanismo são expressões da decadência
medieval.
9. (UFMG) Nas mais importantes novelas de cavalaria que circularam na Europa medieval, principalmente como propaganda das Cruzadas, sobressaem-se:
a) as namoradas sofredoras, que fazem bailar para atrair o namorado ausente.
b) os cavaleiros medievais, concebidos segundo os padrões da Igreja Católica (por quem lutam).
c) as namorada castas, fiéis, dedicadas,dispostas a qualquer sacrifício para
ir ao encontro do amado.
d) os namorados castos, fiéis, dedicados que, entretanto, são traídos pelas namoradas sedutoras.
e) os cavaleiros sarracenos, eslavos einfiéis, inimigos da fé cristã.
10. (PUC-RS) As narrativas que descrevem as lutas dos cruzados envolvem sempre um herói muito engajado na luta pela cristandade, podendo ser a um só tempo frágil e forte, decidido e terno, furioso e cortês. No entanto,com relação à mulher amada,esse herói é sempre:
a) pouco dedicado..
b) infiel.
c) devotado.
d) indelicado
e) n.d.a.
11 Sobre o momento histórico do Trovadorismo, está incorreta a alternativa:
a) Período das grandes cruzadas terrestres;
b) Feudalismo e Teocentrismo;
c) Estratificação social: clero / igreja católica;  nobres / monarquia e pobres / povo.
d) O Condado Portucalense (Portugal) “aparece no mapa” como país independente da Espanha (na PenínsulaIbérica);
e) Dom Dinis foi o trovador da primeira cantiga do Trovadorismo chamada de “A Cantiga da Ribeirinha”.
12. Uma cantiga de amor somente não possui:
a) eu-lírico feminino;
b) vassalagem amorosa;
c) coita de amor;
d) origem provençal;
e) ambiente palaciano.
13. Há mais dois tipos de cantigas do Trovadorismo, além das líricas. São devidamente denominadas de:
a) satíricas: de escárnio e de maldizer;
b) satíricas: de amor e de amigo;
c) feudais e cortesãs;
d) cantigas de Dom Dinis, o rei trovador;
e) cantigas para Inês de Castro.
14 (Gama-2011) Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das cantigas de amor.
a) O ambiente é rural ou familiar.
b) O trovador assume o eu-lírico masculino: é o homem quem fala.
c) Têm origem provençal.
d) Expressam a “coita” amorosa do trovador, por amar uma dama inacessível.
e) A mulher é um ser superior, normalmente pertencente a uma categoria social mais elevada que a do
trovador.
15. (FAAP) Tomemos a palavra AMIGO. Todos conhecem o sentido com que esta forma lingüística é usualmente empregada no falar atual. Contudo,  na Idade Média, como se observa nas cantigas medievais, a palavra AMIGO significou:
a) colega
b) companheiro
c) namorado
d) simpático
e) acolhedor
16. O que significa “inspiração provençal” em se tratando das poesias trovadorescas?
a) Tem origem lusitana, mais precisamente, no sul de Portugal;
b) Trata de uma região ao sul da França conhecida como Provença;
c) Nascida em Minas Gerais, a atriz Maitê Proença foi a principal musa inspiradora dos poetas;
d) A inspiração era proveniente da gastronomia e dos banquetes servidos ao rei trovador;
e) A musicalidade proveniente da lírica portuguesa inspirou os poetas franceses (provençais);
17. Em relação às “Cantigas de Amigo” é incorreto afirmar que:
a) O trovador imaginava como seriam as emoções do eu-lírico feminino;
b) A mulher que “fala” normalmente é do povo;
c) O amigo é a representação do amado;
d) A mulher lamenta e chora pela ausência do amigo/amante;
e) Há a confidência do “eu-lírico” para um homem;
18. A expressão “mia senhor” e “mia dona” evidenciam:
a) O amor cortês, subserviente, numa relação muito semelhante a do servo feudal;
b) O amado surge como tratamento de “meu amigo”;
c) O homem apaixonado relata seu desespero ao rei através das cantigas;
d) “mia senhor” é quando a mulher apresenta seu desespero diante da ausência do amado;
e) o trovador, normalmente de classe social elevada, deseja uma mulher simples cortejando-a;
19. Interpretando historicamente a relação de vassalagem entre homem amante/mulher amada, ou mulher amante/homem amado, pode-se afirmar que:
a) o Trovadorismo corresponde ao Renascimento
b) o Trovadorismo corresponde ao movimento humanista
c) o Trovadorismo corresponde ao Feudalismo
d) o Trovadorismo e o Medievalismo só poderiam ser provençais
e) tanto o Trovadorismo como o Humanismo são expressões da decadência medieval;
20. Quais os dois nomes mais importantes do Trovadorismo em Portugal?
a) Dom Manuel e Paulo Soares de Magalhães;
b) Dom João VI e Pero Vaz de Caminha;
c) Dom Pedro I e Luis de Camões;
d) Dom Dinis e Paio Soares de Taveirós;
e) Dom Pedro II e Pero Magalhães de Gândavo;
21. Use “T” para Trovadorismo e “H” para Humanismo:
( ) Cantiga de Guarvaia, primeiro documento em Língua Portuguesa, escrita por Paio Soares de Taveirós;
( ) Cancioneiro Geral, compilação de poemas feita por Garcia de Resende;
( ) Poesia associada à música, acompanhada por instrumentos como a cítara, a guitarra, o alude, a flauta;
( ) Dramaturgia de caráter alegórico, através da qual se formaliza o preceito “ridendo castigat mores”;
( ) Novelas de cavalaria, narrativas que giram em torno das peripécias de um cavaleiro que luta pela coroa e em nome de Deus;
A seqüência correta encontramos na alternativa:
a)    T – T –T – H – H
b)    H- H – T – H – T
c)    H- T – H – H – T
d)    H- T – T – H – T
e)    NDA
22. Use “T” para Trovadorismo e “H” para Humanismo:
( ) Presença de uma crescente valorização do homem bem como de sua ação sobre a Terra;
( ) Sociedade de caráter estamental, na qual não há a possibilidade de ascensão através do acúmulo de bens;
( ) Fernão Lopes, considerado como o fundador da historiografia em Língua Portuguesa;
( ) Equilíbrio entre teocentrismo e antropocentrismo;
( ) Período literário inaugurado e 1418, com a nomeação de Fernão Lopes como guarda-mor da Torre do Tombo;
A seqüência correta encontramos na alternativa:
a)    T – T –T – H – H
b)    H- H – T – H – T
c)    H- T – H – H – T
d)    H- T – T – H – T
e)    NDA
23. O Cancioneiro Geral não contém:
a) Composições com motes e glosas.
b) Cantigas e esparsas.
c) Trovas e vilancetes.
d) Composições na medida velha.
e) Sonetos e canções.
24. Leia o texto a seguir e responda à questão 01.
“No século XII, em Portugal e na Galiza, floresceu uma importante poesia de inspiração provençal, que se tornou uma das mais expressivas manifestações literárias europeias do período, composta não exatamente em português, mas em galego-português. Apenas alguns séculos depois esses idiomas se separariam, formando as modernas línguas de Portugal e da Galiza.
Na verdade, não se tratava de poesia como a conhecemos hoje. Os versos eram todos musicados.” (Revista Discutindo Língua Portuguesa. Ano 1. nº 2 – fev. 2006 – p. 13)
(ARL) Analise as afirmações a seguir:
I-O texto se refere ao período literário conhecido por Trovadorismo.
II-O marco inicial desse movimento citado no texto é a nomeação de Fernão Lopes para o cargo de cronista-mor da Torre do Tombo em 1434.
III-No Trovadorismo encontramos as cantigas medievais (divididas em líricas e satíricas) e as novelas de cavalaria.
Está (ão) correta (s)?
A)Apenas I.
B)Apenas II.
C)Apenas I e III.
D)Apenas II e III.
E)I, II e III.
25.  (UFPA – modificada) 1) Amor, desamor e ciúme; 2) frequente inspiraçãona vida popular e exploração do eu feminino, indicam, respectivamente, cantigas de:
a) amigo e amor.
b) amor e amigo.
c) amor e escárnio.
d) escárnio e amigo.
e) maldizer e regresso.


Gabarito
1 – D
2 – E
3 – A
4 – C
5 – E
6 – A
7 – D
8 – C
9 – B
10 – C
11 – E
12 – A
13 – A
14 – A
15 – C
16 – B
17 – E
18 – A
19 – C
20 – D
21 – E (T-H-T-H-T)
22 – E (H-T-H-H-H)
23 – E
24 – C
25 – B

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