sábado, 19 de maio de 2018

Critérios para avaliação de uma redação


Resultado de imagem para redaçãoApresentação visual

-Preencher corretamente todos os itens do cabeçalho com letra legível.

-Centralizar o título na primeira linha, sem aspas e sem grifo. O título pode apresentar interrogação, desde que o texto responda à pergunta.

-Pode-se pular uma linha entre o título e o texto, para então iniciar a redação.

-Fazer parágrafos distando mais ou menos três centímetros da margem e mantê-los alinhados.

-Não ultrapassar as margens (direita e esquerda) e também não deixar de atingi-las.

-Evitar rasuras e borrões. Caso o aluno erre, ele deverá anular o erro com um traço apenas. Ex.: O maior poblema problema...

-Apresentar letra legível, tanto de forma quanto cursiva. Distinguir bem as maiúsculas das minúsculas.

-Evitar exceder o número de linhas pautadas ou pedidas como limites máximos e mínimos. Deixar
aproximadamente entre cinco linhas aquém ou além dos limites.

-Escrever apenas com caneta preta ou azul. O rascunho ou o esboço das ideias podem ser feitos a lápis e rasurados. A redação definitiva não será corrigida em caso de utilização de lápis, caneta vermelha, verde etc.

Conteúdo

-Adequar o título ao conteúdo do texto.

-Adequar o conteúdo ao tema proposto.

-Obedecer à estrutura dissertativa: tese, argumentação e conclusão; número de parágrafos suficien tes
(no mínimo três) para adequação da estrutura.
-Usar verbos na terceira pessoa do singular ou do plural, ou ainda na primeira pessoa do plural. O aluno deve evitar o emprego da primeira pessoa (eu); não deve citar fatos de sua vida particular, nem servir-se do texto para fins doutrinários.

-Expressar-se em linguagem clara, objetiva, concisa (as palavras empregadas devem ser fundamentais e informativas). A linguagem deve refletir o padrão culto da língua.

-Diversificar o vocabulário e evitar repetições; não usar clichês ou frases feitas como “a pureza das
crianças”, “a sabedoria dos velhos”.

-Evitar o uso inadequado de palavras de sentido vago, co mo “coisa”; conceitos amplos como “certo”,
“errado”, apreciações subjetivas como “bom”, “mau”, “incrível”, “péssimo”, “triste”.

-Concatenar as ideias, articulando-as em etapas sucessivas até a conclusão. Para promover a concatenação entre parágrafos, deve-se retomar uma palavra usada no parágrafo anterior e usar os conectivos adequados (conjunções, pronomes, preposições e advérbios) que promovam a coesão textual entre orações, períodos e parágrafos.

-Utilizar argumentos convincentes, analisados com criticidade: fatos notórios e históricos, conhecimentos geográficos, cifras aproximadas, informações e aquisições culturais diversas. Defenda seu ponto de vista sem ferir os direitos humanos.

-Concluir de forma coerente com a tese e a argumentação. A conclusão deve ser breve, reaproveitando ideias discutidas ao longo do texto.


Observação
Números
• idade – deve-se escrever por extenso até o n.o 10.
Do n.o 11 em diante, devem-se usar algarismos;
• datas, horas e distâncias sempre em algarismos:
10h30min, 12h, 10m, 16m30cm, 10km (m, h, km, l, g, kg).
Palavras estrangeiras
As que já estiverem incorporadas aos hábitos linguísticos devem vir sem aspas: marketing,
merchandising, software, dark, punk, status, office-boy, hippie, show, skinhead etc.

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