Este blog é um espaço reservado para todas as questões e vertentes de vestibular na disciplina de Língua Portuguesa em todas as frentes: Literatura, Gramática e Redação. Sou professor de Língua Portuguesa e Inglês com formação em Letras pela PUC-SP, Especialista em Literatura e com Pós-graduação em Leitura e Produção de Texto na Loyola University Chicago. Escritor dos livros: "A divina tragicomédia humana" e "A cabeça do objeto". .
domingo, 3 de junho de 2018
Vidas secas - Questões (parte 2)
01. Leia o trecho e assinale a alternativa incorreta.
.Agora Fabiano era vaqueiro, e ninguém o tiraria dali. Aparecera como um bicho, entocara-se como um bicho, mas criara raízes, estava plantado. Olhou os quipás, os mandacarus e os xique-xiques. Era mais forte que tudo isso, era como as catingueiras e as baraúnas. Ele, sinhá Vitória,
os dois filhos e a cachorra Baleia estavam agarrados à terra.
(...) Entristeceu.
Considerar-se plantado em terra alheia! Engano. A sina dele era correr mundo, andar para cima e para baixo, à toa, como judeu errante. Um vagabundo empurrado pela seca."
a. Fabiano identifica melhoria na vida da família depois que se instalou na fazenda, mas a linguagem que emprega denuncia ironicamente os limites ,melhora, já que reduz sua humanidade ao comparar-se a bichos e plantas.
b. A expressão .estava plantado., do primeiro parágrafo, traduz a insatisfação do vaqueiro, que revela perceber o quanto é dependente da natureza e de uma terra que não é sua.
c. A expressão .entocara-se como bicho. refere-se ao modo pelo qual Fabiano se apropriara da fazenda desabitada, sem fazer alarde, na tentativa de não ser descoberto.
d. Entre os dois parágrafos transcritos ocorre contraste: inicialmente, Fabiano revela-se ingênuo por acreditar que dominava seu futuro, mas em seguida retifica sua euforia e expressa desilusão.
e. Nos dois parágrafos ocorre o emprego do discurso indireto livre, pelo qual o narrador acompanha as oscilações emocionais de Fabiano.
02. Assinale a alternativa correta sobre o trecho de Vidas secas.
.A princípio o vaqueiro não compreendeu nada. Viu apenas que estava ali um inimigo. De repente notou que aquilo era um homem e, coisa mais grave, uma autoridade. Sentiu um choque violento, deteve-se, o braço ficou irresoluto, bambo, inclinando-se para um lado e para outro. O soldado, magrinho, enfezadinho, tremia. E Fabiano tinha vontade de levantar o facão de novo. Tinha vontade, mas os músculos afrouxavam. Realmente não quisera matar um cristão: procedera como quando, a montar brabo, evitava galhos e espinhos. Ignorava os movimentos que fazia na sela. Alguma coisa o empurrava para a direita ou para a esquerda. Era essa coisa que ia partindo a cabeça do soldado amarelo. Se ela tivesse demorado um minuto, Fabiano seria um cabra valente. Não demorara."
a. Fabiano percebe que não tem força para matar o soldado amarelo e, tomado pela raiva contra a própria impotência, não controla seus movimentos.
b. Depois de ter sido afrontado pelo soldado amarelo, no episódio em que acabou preso por causa do jogo, Fabiano reencontra-se com a personagem no meio da caatinga, mas receia vingar-se simplesmente porque teme as represálias da força policial.
c. O soldado amarelo representa não apenas o poder autoritário, mas todo o mundo civilizado, ao qual Fabiano se esforça para integrar-se.
d. Fabiano não conseguia manter, naquele momento em que se deparava com o soldado amarelo, a agilidade e poder de resolução que caracterizava suas atividades como vaqueiro.
e. O estado emocional instável de Fabiano, provocado pelo encontro com o soldado amarelo, desgoverna-o, de modo que o personagem se deixa levar por um delírio, no qual se vê como assassino do soldado.
03. Cada um dos membros da família de Fabiano merece em Vidas secas um capítulo integralmente dedicado à apresentação da personagem e à exposição de um aspecto fundamental da vida dos retirantes.
Associe cada um desses quatro capítulos à interpretação adequada. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
( ) .Fabiano.
( ) .Sinha Vitória.
( ) .O menino mais velho.
( ) .O menino mais novo.
I. A incapacidade de compreender e de explicar o significado de um termo resulta em uma cena de desafeto, que registra não só os limites intelectuais/culturais dos integrantes da família de Fabiano, mas também uma hierarquia de poder, segundo a qual parece sempre haver alguém mais fraco na cadeia das relações sociais.
II. A percepção de que a vitória temporária não representa alteração fundamental na vida familiar concede um caráter crítico ao capítulo. Alia-se nesse crítica a consciência de que a cultura letrada não transforma a realidade, mas pode conceder poder àqueles que têm estudo e sabem se expressar bem.
III. A heroicidade do sertanejo é apresentada como uma perspectiva ingênua, infantil, que só leva em conta o aspecto aventuresco e não manifesta consciência do processo de desumanização provocado pela miséria e pela marginalização sócio-econômica.
IV. A despeito da situação de pauperismo em que vivem os retirantes, sobrevive a dimensão dos desejos, os sonhos de melhoria de vida. O fio de esperança que a personagem alimenta, a capacidade de manter previsões, amplia sua vida para além da sobrevivência diária e resguarda um mínimo de humanidade, que distingue seres humanos de outros animais.
a. (II) .Fabiano.; (I) .Sinha Vitória.; (IV) .O menino mais velho.; (III) .O menino mais novo.;
b. (II) .Fabiano.; (IV) .Sinha Vitória.; (I) .O menino mais velho.; (III) .O menino mais novo.;
c. (I) .Fabiano.; (IV) .Sinha Vitória.; (I) .O menino mais velho.; (II) .O menino mais novo.;
d. (III) .Fabiano.; (II) .Sinha Vitória.; (I) .O menino mais velho.; (IV) .O menino mais novo.;
e. (IV) .Fabiano.; (I) .Sinha Vitória.; (III) .O menino mais velho.; (II) .O menino mais novo..
04. Leia o trecho do capítulo .Fuga...Saíram de madrugada. Sinha Vitória meteu o braço pelo buraco da parede e fechou a porta da frente com a taramela. Atravessaram o pátio, deixaram na escuridão o chiqueiro e o curral, vazios, de porteiras abertas, o carro de bois que apodrecia, os juazeiros. (...) Desceram a ladeira, atravessaram o rio seco, tomaram rumo para o sul. Com a fresca da manhã, andaram bastante, em silêncio, quatro sombras no caminho estreito coberto de seixos miúdos (...)."
A partir da análise do trecho, é incorreto afirmar sobre o estilo de Graciliano Ramos: a. A narração é entremeada de elementos descritivos anunciados de modo breve, na medida necessária para indicar o estado de falência em que se encontrava a fazenda, assolada pela estiagem.
b. O narrador é atento a detalhes significativos, como o fato de sinha Vitória fechar a porta, que, se por um lado revela um cuidado desnecessário e mesmo descabido naquela situação, por outro enfatiza o apego que naturalmente se desenvolveu entre a família e o espaço físico da fazenda durante o período de chuvas.
c. Por ser uma obra regionalista, Vidas secas dá destaque à descrição da paisagem da caatinga, compondo uma pintura rica em detalhes, de modo a ressaltar a importância dos aspectos naturais na determinação da desgraça das personagens.
d. No trecho, há praticamente apenas quatro adjetivos (.abertas., .seco., .estreito. e .miúdos.) e
todos eles podem ser considerados .objetivos., isto é, contribuem para descrever de maneira
realista, sem a interferência emocional do observador, a paisagem.
e. As orações são apresentadas preferencialmente na ordem direta e formam períodos por coordenação, o que se ajusta à reconhecida simplicidade da linguagem de Graciliano Ramos.
05. Leia as afirmações e em seguida assinale a alternativa que as analisa corretamente.
I. Ao mesmo tempo que representam toda uma classe de seres humanos enjeitada ou simplesmente esquecida pela estrutura social, as personagens de Vidas secas não se reduzem a meras personagens-tipos, porque suas diversificadas vivências psicológicas, reveladas pelo discurso indireto livre, não são verossímeis, não correspondem ao gênero de reflexão que se espera de um sertanejo pobre.
II. A estrutura cíclica da obra é uma decisão estilística que denuncia o ponto de vista do autor: para o homem maltratado pela seca, desamparado de qualquer ajuda e destituído de poder, o bem-estar só pode ser compreendido como momento instável e transitório.
III. As limitações da linguagem que caracterizam a família de Fabiano indicam uma relação determinista de causa e efeito, segundo a qual a desnutrição e a impossibilidade de freqüentar a escola impossibilitam que os seres humanos consigam compreender a realidade que os cerca. Na obra, quem domina a linguagem consegue alterar a situação de miséria provocada pela seca.
a. somente a alternativa I está correta;
b. somente as alternativas I e II estão corretas;
c. somente as alternativas II e III estão corretas;
d. somente a alternativa II está correta;
e. nenhuma alternativa está correta.
Gabarito
01. Alternativa b.
02. Alternativa e.
03. Alternativa b.
04. Alternativa c.
05. Alternativa d.
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1. Desenvolva e classifique as orações reduzidas : a) É possível terminar o trabalho ainda hoje. _________________________________...
Qual as respostas ?
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05. Alternativa d.