A partir da leitura dos textos
motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua
formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua
portuguesa sobre o tema: Educação domiciliar: solução
para o ensino brasileiro ou fracasso do sistema?. Apresente proposta
de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e
relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu
ponto de vista.
Texto 1
Em 12 de junho último,
entusiastas da educação caseira foram a uma audiência pública na Câmara dos
Deputados, em Brasília, onde tramita o Projeto de Lei 3179/12, que propõe a
inclusão da educação familiar na LDB. A grande maioria dos pais adeptos do
ensino doméstico alegam razões religiosas para não matricular seus filhos em
escolas. O próprio autor do projeto de lei, Lincoln Portela (PR-MG), é um dos
líderes da bancada evangélica na Câmara. Mas a ideia está distante de atrair um
consenso.
Enquanto especialistas em
educação se dividem sobre o tema, o próprio Ministério da Educação se posiciona
contra. “A proposta de ensino domiciliar não apresenta amparo legal, ferindo o
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a LDB e a própria Constituição
Federal. O entendimento do parecer é de que a família não deve privar seus
filhos do convívio escolar, sendo que cabe obrigatoriamente ao Estado o dever
de assegurar a educação escolar das crianças e adolescentes”, alegou o MEC em
nota ao GLOBO. Pelo texto do projeto de lei, só seria possível regulamentar a
prática se observadas “articulação, supervisão e avaliação periódica da
aprendizagem pelos órgãos próprios desses sistemas, nos termos das diretrizes
gerais estabelecidas pela União e das respectivas normas locais”. Fonte: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/projeto-de-lei-favor-do-ensino-domiciliar-tem-oposicao-do-mec-8950739
#ixzz57m4FapRwstest
Texto 2
“Optamos pelo homeschooling
porque achamos que a qualidade do desenvolvimento físico, social e moral é
melhor quando a criança está mais tempo em casa com a família”, defende
Manoela. “A escola toma muito tempo do dia da criança e o homeschooling dá a
possibilidade da criança aprender em espaços mais naturais compatíveis com o
que vai ser a vida adulta, ela aprende na vida, não no simulado”, diz Manoela.
Para especialistas no tema, como
Maria Celi Vasconcelos, doutora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(UERJ), que observou o ensino em diversas famílias e conduziu um estudo sobre a
inserção de homeschooling na legislação educacional no Brasil e em Portugal, a
educação domiciliar não prejudica a formação de crianças e adolescentes se for
bem feita. “Eu não acho que o homeschooling possa atrapalhar o futuro dessas
crianças. As crianças que eu entrevistei em nada se diferenciavam das que
estavam na escola”. Fonte:
http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/educacao-domiciliar-ganha-forca-no-brasil-e-busca-legalizacao-7wvulatmksl
azdhwncstr7tco#ancora-2
Texto 3
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